A Ração Limpa

A ração Limpa

O moderno conceito da Ração Limpa na criação de aves

 

As rações para os pássaros deixaram de ser somente um complemento, tornando-se a base nutricional das criações onde representam uma boa fatia dos custos e da responsabilidade do sucesso, portanto, a sua qualidade deve ser maximamente exigida. E o que seria uma ração limpa? É aquela ração que se encontra livre de patógenos, toxinas e contaminantes.

 

O que isso importa para mim, criador por hobby? 

Vamos considerar que mesmo que um criador possua um manejo sanitário e alimentar muito eficiente, há fatores que não dependem de seu controle, como é o caso da qualidade dos alimentos que são trazidos ao seu plantel, fabricados por indústrias e beneficiadoras do ramo nutricional. Dessa maneira, uma ração de alta qualidade, com ingredientes e aditivos controlados e eficientes é a base para uma microbiota intestinal saudável, elemento chave para a conversão alimentar no crescimento e reprodução, minimizando os desafios no controle das doenças. Rações contaminadas com patógenos (bactérias ou outros micro-organismos responsáveis pelo surgimento das doenças), ao produzir inflamações e infecções intestinais, comprometem o desenvolvimento geral das aves e aumentam a necessidade de controle através de medicação e põe em terra todo o bom trabalho que porventura o criador desenvolva.

 

Como se faz para produzir uma ração limpa?

Primeiro, utilizando ingredientes de alta qualidade pela indústria, o que nem sempre é o suficiente. Segundo, através de processos produtivos, como processos de peletização e extrusão, onde as altas temperaturas contribuem para o controle desses agentes indesejáveis. Essas práticas, porém, precisam ser complementadas por sanitização adicionada, como, por exemplo, o uso de ácidos orgânicos que, além de promover uma melhor digestão dos nutrientes em geral da dieta, contribuem para a regulagem do PH do alimento e reduzem a proliferação dos agentes causadores das doenças intestinais. Também o uso de prebióticos e probióticos complementam com sucesso uma boa formulação.

 

Sintetizando, a ração limpa irá melhorar os índices de nascimentos, sobrevivência e desenvolvimento das aves tratadas, mesmo em situações onde se exija grande resiliência, presenciadas em épocas de altos desafios climáticos ou metabólicos. Como nem sempre o criador tem condições de testar ou examinar esses aspectos, é necessário confiar sempre no produtor do alimento. Ingredientes de melhor qualidade, aditivos funcionais e eficazes tem seu preço justo e um bom indicativo de qualidade é justamente o valor do produto final, onde a presença e a ausência desses importantes cuidados podem ser percebidas.

 

Por isso, nada substitui a qualidade de um produto e o comprometimento da fabricante, sempre baseada em conhecimento científico. Nutrição é ciência. Nutrição completa é BioSuprem.